11 de novembro de 2020
Explorando a cocriação e seus efeitos em serviços públicos coercitivos
O setor público, assim como os demais setores da sociedade, busca adaptar-se às mudanças constantes intensificadas pelo desenvolvimento das TICs. Essa adaptação requer a adoção de estratégias baseadas na inovação para fazer frente aos problemas contemporâneos complexos e, sobretudo, atender às demandas dos cidadãos, usuários do serviço público. A inovação, ao mesmo tempo em que pode estar associada a uma estratégia deliberada, é também um processo emergente de busca de solução de problemas, trazendo consigo
6 de novembro de 2020
O cidadão como parceiro do processo de inovação no setor público: os desafios e avanços para a abertura dos tribunais de contas à sociedade
No campo da inovação no setor público, emerge um crescente debate acerca da identificação de estratégias para o enfrentamento dos desafios contemporâneos da Administração Pública, acompanhado de produções acadêmicas que, atentas a essas necessidades, se propõem a explorar diferentes abordagens e métodos de promoção da inovação dentro do próprio processo de políticas e serviços públicos. O desenvolvimento desses estudos decorre, principalmente, do reconhecimento da insuficiência da perspectiva tradicional das políticas públicas para responder adequadamente aos
6 de novembro de 2020
Laboratórios de inovação no setor público: perspectivas e limitações
O crescente número de laboratórios de inovação no âmbito do setor público, verificado no Brasil e no mundo nas duas últimas décadas, acompanhado da ainda incipiente pesquisa acadêmica acerca dessas organizações, desperta uma profunda curiosidade a respeito da natureza dessas instituições, as quais, embora representem um importante movimento em favor da busca por soluções inovadoras, enfrentam sérios dilemas relacionados à autonomia, à sobrevivência e ao seu papel no setor público. Cientes dessa problemática, Hironobu Sano
5 de novembro de 2020
A inovação pública sem trilho: os impactos da ausência do diagnóstico de problemas
O setor público opera em um ambiente complexo, multidimensional e submerso em wicked problems (problemas de elevada severidade). A capacidade de diagnóstico e mapeamento destes problemas incorrerá nas soluções que serão apresentadas – e, consequentemente, no sucesso que será atingido por estas iniciativas. No entanto, a realidade fática da Administração Pública demonstra que nem sempre há ocorrência desta sequência lógico-temporal, tendo a implementação de soluções inovadoras prescindindo da análise profícua do problema. Alguns elementos teóricos
1 de novembro de 2020
Contratos públicos de inovação: uma necessidade desafiadora
As demandas relacionadas às necessidades públicas têm se tornado cada vez mais complexas e difíceis de serem atendidas, seja pelo aumento do controle e da participação dos cidadãos na gestão das políticas públicas, seja pela busca de legitimidade dos gestores públicos frente a uma sociedade mais informada, ou pela característica (talvez principal) de se buscar soluções melhores, mais eficazes, que compreendam melhor qualidade versus custo, com maior impacto social e sustentabilidade. Nesse contexto, dentre outros
14 de outubro de 2020
Conceitos que permeiam a noção de cocriação no setor público: definições e relações
A Nova Gestão Pública surge com a proposta de tornar o serviço público mais eficiente e orientado à satisfação do usuário, modificando a centralidade da autoridade legal, característica do paradigma Burocrático. Porém, esse modelo oferece uma cura unilateral. Além de reduzir os múltiplos propósitos do setor público a um excessivo foco em eficiência, a pluralidade de atores capazes de contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços públicos e para a solução de problemas complexos é pouco
7 de outubro de 2020
Co-criação e Design Thinking: uma experiência de inovação no serviço público em um município brasileiro
O setor público enfrenta um número crescente de problemas difíceis de resolver, uma vez que as soluções devem atender a diferentes requisitos. São os chamados wicked problems (Ansell e Torfing, 2014). Para enfrentá-los, torna-se necessário formular novas respostas. Nesse contexto, a inovação surge como uma maneira de melhorar o desempenho do governo e permitir que a administração pública seja mais responsiva ao cidadão. Quando se assume que o tema inovação no setor público transcende a
1 de outubro de 2020
Democratizar o Estado a partir da inovação: uma proposta de diálogo entre os estudos de inovação social e em serviços públicos
Nos últimos anos, as temáticas da inovação em serviços públicos e da inovação social vêm ganhando espaço tanto nas agendas de pesquisa como no âmbito das práticas. Nesse sentido, o objetivo deste paper é iniciar uma proposta de diálogo entre os trabalhos sobre inovação social a partir de uma perspectiva pragmatista (ANDION et al, 2017) e sobre inovação em serviços públicos discutida a partir da Nova Governança Pública (OSBORNE, 2007) e das ideias de colaboração
19 de setembro de 2020
Inovação na Pandemia de Covid-19 em Santa Catarina
Um total de 423 práticas inovadoras foram mapeadas e listadas no “Inovação SC – Covid19”, um inventário que reúne ações de atores diversos em Santa Catarina. São iniciativas referentes ao combate e à redução das consequências negativas causadas pela pandemia do novo Coronavírus. Entre as iniciativas mapeadas, a criação de plataformas informativas, campanhas de arrecadação de suprimentos e pesquisas científicas revelam a diversidade e o empenho de organizações catarinenses em prol da mitigação e do
22 de agosto de 2019
A colaboração como promotora da inovação: perspectivas no âmbito das contratações públicas
Ao dissertarem acerca do tema da inovação no âmbito do setor público, os autores Stephen Osborne, Kerry Brown, Christopher Ansell, Jacob Torfing, Mark Moore e Jean Hartley têm o mérito de superar a ideia de que a inovação é um processo que acontece exclusivamente no interior das organizações e tratar, sob diferentes perspectivas, contextos e abordagens, da interação das entidades com o ambiente externo organizacional, bem como da colaboração entre as organizações como relevantes fatores