Publicações do Grupo

bulb, businessman, drawing
concept, man, papers

Publicações

Abaixo listamos desde artigos diretamente relacionados à Inovação no Setor Público, até publicações que tangenciam o tema e que também fazem parte dos interesses de pesquisa do grupo, tais como participação social, políticas públicas de Ciência Tecnologia e Inovação, cultura de inovação e modelos avaliativos no contexto de redes de inovação.

Acesse e conheça nossas produções agora!

Produções

Resumo informado pelos autores

Purpose:
The purpose of this study is examined whether coproduction appears spontaneously in the literature on public sector innovation and governance, the citizens’ role in coproduction and the implication of citizens’ participation in the governance of innovation networks.

Design/methodology/approach:
The review complied with preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses (PRISMA) protocol. The search was performed in the Ebsco, Scopus and WOS databases. The authors analyzed 47 papers published from 2017 to 2022. Thematic and content analysis were adopted, supported by MAXQDA.

Findings:
The papers recognize the importance of the citizens in public innovation. However, only 20% discuss coproduction, evidencing the predominance of governance concepts related to interorganizational collaborations – but not necessarily to citizen engagement. The authors also verified the existence of polysemy regarding the concept of governance associated with public innovation, predominating the term “collaborative governance.

Referência

BARETTA, Julia Viezzer et al. Coproduction, public sector innovation and governance: a systematic literature review. International Journal Of Innovation Science, [S.L.], p. 1757-2223, 19 jan. 2024. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/ijis-05-2023-0107. <Acesse agora>  

Resumo informado pelos autores

Frente à complexidade dos problemas enfrentados pela sociedade e às aspirações pelo avanço da democracia, cresce o reconhecimento da inovação como estratégia para dar
respostas a tais desafios. Nesse contexto, a inovação no setor público é assumida como um fenômeno colaborativo, para o qual são necessárias características de governança apropriadas. Quando se considera a Administração Pública Tradicional, a Nova Gestão Pública e a Nova Governança Pública como abordagens de governança, tem-se diferentes características. Na literatura de inovação no setor público, esse conceito é utilizado de forma
polissêmica, comprometendo a compreensão das suas características. Este trabalho tem
como objetivo investigar, por meio de uma revisão sistemática, como a literatura aborda o
conceito de governança. Verificam-se quais os conceitos mais utilizados e quais as
características de governança associadas à inovação no setor pública. As buscas foram
conduzidas na Ebsco, Web of Science e Scopus, culminando num portfólio de 59 artigos. A
partir de análise temática, constatou-se a predominância do conceito de governança
colaborativa. Ao seu lado destacam-se outros que enfatizam processos colaborativos, redes e
parcerias. Essa literatura não adentra nas características da governança relacionadas ao fenômeno inovação. Nota-se também uma escassez de trabalhos que discutem o tema a partir de evidências empíricas.

Referência

BARETTA, J. V.; HOFFMANN, M. G.. Inovação no Setor Público e Governança: uma revisão sistemática integrativa da literatura. In: ENCONTRO DA ANPAD, 2023, São Paulo. Artigo. Sp: Anpad, 2023. p. 1-28. <Acessar agora> 

Resumo informado pelos autores

Este artigo, de caráter exploratório e descritivo, tem como objetivo identificar e analisar escalas quantitativas que envolvem de forma conjunta os constructos “inovação no setor público” e “governança pública”. A identificação das escalas ocorreu por meio de revisão sistemática nas bases Web of Science, EBSCO e Scopus. A análise baseou-se nas recomendações da literatura sobre construção de escalas (HAIR et al, 2005; COSTA, 2011; DEVELLIS, 2012).Como resultados,destaca-seinicialmente a falta de trabalhos a respeito de escalas sobre os constructos analisados. Além disso, a análise revela que as escalas analisadas não seguem todos os passossugeridos pela literatura de referência, apresentando espaço para avanços principalmente em relação à validade de constructo. Identificou-se, ainda, que as escalas encontradas não abordam questões essenciais da governança pública, como a nova forma de gerir do estado, participação e coprodução, indicando a necessidade de estudos na área relacionados a esses aspectos.

Referência

BARETTA, J. V.; HOFFMANN, M. G.; TEZZA, R. INOVAÇÃO E GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO: identificação e análises de escalas. Pretexto, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 103-116, 24 out. 2022. Trimestral < Acessar agora>

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

A pesquisa tem como objetivo sistematizar as características de governança de ecossistemas de inovação (EI) por meio de uma revisão integrativa da literatura do SciELO, Scopus e WOS, uma vez que há pouca pesquisa discutindo a governança aplicada aos EI. As seguintes categorias surgiram da análise de conteúdo: abordagem de governança; atores e papéis; a relação entre os atores; mecanismos de coordenação; objetivo comum e cocriação de valor; metas e avaliação. Os resultados mostram que a governança é abordada a partir de diferentes perspectivas teóricas, com predominância da literatura sobre governança de redes. Há também ênfase no conceito de orquestração. Além disso, os resultados sugerem que a governança dos EI está relacionada a práticas que alinham os atores com papéis e responsabilidades orientados para objetivos comuns, levando à criação de valor. Destaca-se o envolvimento de atores que desenvolvem colaborativamente confiança e capacidades, compartilham conhecimento e informações e geram inovações, tecnologias e soluções. Essas colaborações podem ser orgânicas e auto-organizadas ou deliberadas e orquestradas.

Referência 

HOFFMANN, Micheline Gaia et al. CHARACTERISTICS OF INNOVATION ECOSYSTEMS’ GOVERNANCE: an integrative literature review. International Journal Of Innovation Management, [S.L.], v. 26, n. 08, out. 2022. World Scientific Pub Co Pte Ltd < Acesse agora >

Resumo informado pelos autores

Dilema: Que conceitos, abordagens e técnicas poderiam compor uma estratégia de capacitação dos servidores públicos estaduais para minimizar os riscos de problemas jurídicos na execução de compras públicas de inovação?

Objetivo educacional: Discutir questões relativas a compras públicas de inovação. Nas notas de ensino constam como objetivos compreender as implicações legais e os desafios gerenciais associados a compras públicas de inovação, a importância da etapa de análise de problemas no processo de inovação, a centralidade do usuário e a natureza não linear/iterativa desse processo, e o ferramental para análise e enquadramento de problemas.

Contextualização: O caso trata das repercussões gerenciais do Decreto n. 842/2020, que dispõe sobre a contratação de soluções inovadoras, publicado pelo estado de Santa Catarina. Na medida em que o novo instrumento transfere a lógica das compras públicas da especificação do objeto a ser contratado para a descrição de problema que suscita solução desconhecida, requer competências inexistentes nos servidores.

Tema principal: Compras públicas de inovação.

Público: Pode ser utilizado em cursos de Graduação e Pós-graduação em Administração, Administração Pública e Gestão Pública, nas disciplinas Gestão da Inovação, Inovação no Setor Público, Compras Públicas, Licitações e Contratos.

Originalidade/valor: O tema está na pauta de gestores públicos nos âmbitos nacional e internacional. São muitos os desafios gerenciais que o cercam. Dada à sua novidade, são poucos os trabalhos existentes na literatura. Tem valor não apenas à Gestão Pública, mas também a empreendedores que percebem no poder de compra do Estado a abertura de uma larga avenida de oportunidades de negócios.

Referência

VIRISSIMO, T. ; BARETTA, J. V. ; HOFFMANN, M.G. ; Hoffmann, M. G. ; FARIAS, J. S. . Qual é mesmo o nosso problema? Desafios às compras públicas de inovação.. Revista Alcance ? Eletrônica, v. 30, p. 104-117, 2023. < Acesse agora >

Resumo informado pelos autores

A administração pública no Brasil está inserida em um contexto no qual a influência do modelo burocrático hierarquizado é proeminente. Nesta estrutura administrativa se encontram os gestores públicos, atores responsáveis pela gestão das políticas públicas do país e detentores tarefa de resolver os problemas públicos. Neste contexto, frente a tarefa de resolver os problemas complexos para os quais o governo sozinho não pode produzir soluções novas e coordenadas necessárias para alcançar melhorias em grande escala, a inovação no setor público surge com uma possibilidade para vencer essa barreira. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar o Programa de Educação Fiscal, instituído no município de Lages/SC, sob a lente de inovação no setor público. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada sob uma epistemologia construtivista por meio de uma ótica do paradigma interpretativista. A técnica e o procedimento para coleta e análise dos dados foi feita a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com análise de conteúdo e por meio de pesquisa documental. Com base no modelo de análise foram propostas 8 dimensões e 70 categorias para a análise do programa de educação fiscal à luz da inovação no setor público. Conclui-se, como resultado desta pesquisa, que a introdução do programa no contexto da educação municipal de Lages, configurou-se como uma inovação em serviço, visto que trouxe aos alunos novas formas de conhecimentos e práticas a fim de construir a base para a formação de conceitos de cidadania. Estas novas competências impulsionam as ações de controle e fiscalização da arrecadação de impostos e aprimoram a destinação e o controle dos recursos públicos.

Referência

CARDOSO, CAMILA BREHM DA COSTA; HOFFMANN, MICHELINE GAIA; RAUPP, FABIANO MAURY. EDUCAÇÃO FISCAL: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO EM SERVIÇO PÚBLICO. In: 33º ENANGRAD – UNIVALI (Campus Itajaí), 2022. < Acesse agora > 

Resumo informado pelos autores

O fenômeno da criminalidade organizada, por sua natureza interdisciplinar e suas características bem como pelos problemas econômicos e sociais decorrentes de sua atuação, se apresenta em todo o mundo como um problema público extremamente complexo, podendo ser caracterizado como um problema perverso ou wicked problem. Para fazer frente a este problema perverso, os Estados brasileiros têm buscado estimular o desenvolvimento de investigações realizadas por meio de atuação integrada de diferentes instituições, com a comunhão de esforços e recursos, formando as denominadas forças-tarefas ou grupos especiais. A complexidade desse arranjo interinstitucional traz consigo o desafio da coordenação de diferentes instituições públicas com suas atribuições legais, culturas, estruturas organizacionais, modelos de atuação, metas e formas de comunicações próprias dispostas em uma estrutura responsável por investigar organizações criminosas. Dentro deste contexto o objetivo do presente artigo é apresentar um framework dos mecanismos de coordenação presentes em um arranjo interinstitucional formado por essas instituições públicas, voltado para a investigação de organizações criminosas em Santa Catarina, denominado Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Referência

SA, V. V. ; ALPERSTEDT, G. D. ; HOFFMANN, M.G. ; Hoffmann, M. G. . Mecanismos públicos de coordenação e wicked problems: estudo de um arranjo interorganizacional voltado ao combate do crime organizado em Santa Catarina. DIREITO DA CIDADE, v. 14, p. 877-925, 2022. < Acesse agora >

Resumo informado pelos autores

Objetivo: Este artigo analisa o Projeto Auditoria Cidadã (PAC), sob a luz da teoria da inovação no setor público, com o fim de identificar desafios para a introdução da coprodução no processo de avaliação de serviços públicos pela auditoria interna da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina.

Desenho/metodologia/abordagem: O estudo constou de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas com 21 atores-chave do controle público ou aqueles que interagiram com o PAC nas operações examinadas. Utilizamos a análise de conteúdo para examinar os dados coletados.

Resultados: O artigo analisa os principais desafios inerentes à coprodução, nas atividades de avaliação de serviços públicos pela auditoria interna. Os resultados demonstram um alinhamento entre os desafios identificados e a base teórica da inovação no setor público. Os principais desafios identificados foram barreiras relacionadas às disfunções da Burocracia, receptividade dos agentes políticos e profissionais da auditoria para receber e levar em consideração propostas da sociedade, tempo e recursos necessários, estilo de liderança, falta de motivação dos cidadãos e modelo de avaliação.

Originalidade/valor/implicações teóricas e práticas: O artigo contribui para a literatura no campo da auditoria pública, da inovação no setor público e da coprodução, ao conduzir um estudo original que identifica desafios relacionados à implementação da coprodução no processo de auditoria e analisá-los sob a lente teórica da inovação no setor público. As evidências geradas contribuem para preencher lacunas identificadas na literatura relacionadas a pesquisas empíricas com foco na convergência desses três temas. Com relação às implicações práticas, o artigo traz elementos para a consolidação do PAC e sua replicação por governos inter-essados em implementar inovações por meio de processos de auditoria participativa.

Referência

SQUIO, C. R. ; HOFFMANN, M.G. ; Hoffmann, M. G. . Co-production and innovation in public services? assessment: The case of the Citizen Audit Project. Revista de administração da UFSM, v. 14, p. 864-887, 2021. < Acesse agora

Resumo informado pelos autores

Em 17 de Setembro de 2020, foi publicado pelo Governo do Estado de Santa Catarina o Decreto nº 842/2020, que dispõe sobre o processo de contratação de soluções
inovadoras que contribuam com questões de relevância pública para a Administração Pública Estadual Direta e Indireta. (…) o referido documento prevê, no Art. 8º, que estudo
técnico é o documento elaborado pela área demandante a fim de demonstrar a real necessidade da demanda de solução inovadora, e que esse deverá demonstrar que o chamamento público faz-se necessário: I – por não haver solução conhecida no mercado; ou II – para o aprimoramento das soluções identificadas. Neste sentido, a proposta deste guia é constituir a versão inicial de um instrumental para orientar os servidores do Estado de Santa Catarina na elaboração do estudo técnico para definição do problema.

Referência

HOFFMANN, M.G. et. Al. Manual para Análise e Reenquadramento de Problemas: Contratação de Soluções Inovadoras SC – Decreto 842/2020. 2021. < Acesse agora >

Resumo informado pelos autores

Objetivo: Este artigo tem o objetivo de analisar uma experiência de cocriação para a inovação do Serviço de Liberação para Realização de Eventos em Espaço Público, realizada na Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.

Metodologia: A pesquisa, de natureza qualitativa, consiste num estudo de caso que fez uso de levantamento documental, observação participante e entrevistas para a coleta de dados e da análise de conteúdo para a investigação. Assumiu as categorias de análise: origem e objetivo da experiência e sua interface com a inovação; características do processo; atores participantes; abordagem; ferramentas adotadas; indutores e barreiras; tipologia / caracterização da inovação gerada; e resultados atingidos.

Resultados: A pesquisa revela a consecução de um processo iterativo de colaboração em que servidores da prefeitura resolveram um problema em conjunto com usuários do serviço.

Contribuições: O artigo apresenta evidências empı́ricas de um processo de cocriação que resulta em uma solução com caracterı́sticas inovadoras, suprindo lacunas teóricas e gerenciais apontadas em trabalhos nacionais e internacionais recentes.Palavras-chave: Inovação; serviço público; cocriação; design thinking.

Referência

SCHUCH, Eduarda Montibeller; HOFFMANN, Miceline Gaia. Co-criação e Design Thinking: uma experiência de inovação no serviço público em um município brasileiro. Teoria e Prática em Administração. Ahead of Print, 2021. < Acesse agora >

Resumo informado pelos autores

O objetivo deste estudo é analisar como as diferentes tipologias e abordagens avaliativas se relacionam às demandas por avaliação de um programa inserido em um ecossistema de inovação. A metodologia envolveu entrevistas com 21 stakeholders e levantamento documental. Apesar da natureza do programa sugerir maior alinhamento à avaliação desenvolvimental e abordagem subjetivista, os resultados sugerem também demandas por avaliação apoiadas na abordagem objetivista. As conclusões destacam a
importância da demanda dos stakeholders para a definição das diretrizes da avaliação e sugerem que programas inseridos em redes colaborativas tendem a uma diversidade de demandas que requer tipologias e abordagens múltiplas.

Referência

SILVA, L. S. ; HOFFMANN, M.G. . Program Assessment in Innovation Ecosystems. REVISTA PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO EM ADMINISTRAÇÃO (UFF), 2020. < Acesse agora >

Resumo informado pelos autores

Este trabalho objetiva analisar a convergência entre a evolução dos
investimentos federais em C,T&I no Brasil a partir de 2002 e a agenda da indústria de
Santa Catarina para o setor de TIC até 2022. Como objeto de estudo, foram tomados os
dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do
Plano de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC), especificamente no setor de
TIC´s. A abordagem empregada na análise combinou práticas da informetria e da
engenharia do conhecimento. O estudo evidenciou um descompasso entre as agendas
federal e estadual. Apenas uma parcela das demandas do estado foram contempladas nos
projetos financiados no período. Nota-se, assim, a necessidade de amadurecimento da
estrutura institucional por meio de mecanismos que permitam a articulação entre as
esferas. Também ficou evidenciado que aproximadamente metade dos recursos são
destinados diretamente para empresas e metade a instituições de ensino superior, ICT´s
e fundações. Esses resultados, por um lado, sugerem um equilíbrio entre pesquisas que
primam pela relevância científica e tecnológica e alinhamento com princípios do modelo
sistêmico de inovação. Por outro, reitera a relevância de estudos dedicados a investigar
o processo de interação universidade-empresa no Brasil. Implicações dos achados sobre
as políticas nacionais de C,T&I compõem também o trabalho.

Referência

HOFFMANN, M.G.; LEMOS, D. C. ; SELL, D. . Convergence analysis between federal and state agendas for the promotion of science, technology and innovation (STI): a study focused on ICT sector priorities in the State of Santa Catarina – Brazil. BASE (UNISINOS), 2020. < Acesse agora >

Resumo informado pelos autores

O objetivo do artigo é estudar elementos da cooperação técnico-científica entre universidades e empresas sob a ótica de pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. O estudo dos vínculos entre universidades e empresas e seus esforços de colaboração contribuem para a ampliação da compreensão do fenômeno da inovação, na ótica do desenvolvimento econômico. O tema torna-se ainda mais oportuno no momento em face a crise econômica brasileira e às restrições de financiamento governamentais às atividades de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa tem abordagem exploratória e descritiva e é de natureza qualitativa. Foram entrevistados pesquisadores coordenadores de pesquisas formalmente desenvolvidas entre a UDESC em colaboração com empresas, envolvendo repasse de recursos financeiros no período 2002-2012. As categorias de análise foram: objetivo da pesquisa para a empresa; objetivo da pesquisa para o pesquisador; fatores facilitadores e dificultadores do desenvolvimento da pesquisa; fatores decisivos na escolha do parceiro. Para a análise dos dados, utilizou-se como ferramenta o software Atlas/ti©. Entre os resultados, viu-se que os principais objetivos perseguidos pelas empresas com projetos de pesquisa em colaboração com universidades estão associados à melhoria do processo e desenvolvimento de novos produtos. Para os pesquisadores, os principais objetivos são: melhorar a estrutura do laboratório envolvido com a pesquisa; divulgar a instituição; buscar o seu próprio desenvolvimento como pesquisador; e incentivos financeiros. Os resultados da pesquisa encontram forte aderência à literatura internacional. 

Referência

HOFFMANN, M.G.; LEMOS, D. C. ; DOMINGOS, A. ; SELL, D. ; BUSATTO, L. . Cooperação universidade-empresa em projetos de pesquisa com foco em inovação sob a ótica dos pesquisadores: experiências da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. E&G – Revista Economia e Gestão, v. 20, p. 136-156, 2020. < Acesse agora > 

Resumo informado pelos autores

 

Referência

SQUIO, C. R. ; HOFFMANN, M.G. . Citizen Audit Project: Coproduction and innovation in the evaluation of public services. In: International Conference on Public Policy – ICPP4, 2019, Montreal. International Conference on Public Policy – ICPP4. Montreal: International Public Policy Association, 2019. (evento) < Acesse agora > 

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Objetivo – Apesar da crescente disponibilidade de programas de financiamento para inovação, as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) frequentemente encontram dificuldades para acessar crédito para seus projetos. Entre as razões, destaca-se a falta dos tipos de garantias exigidas pelas instituições financeiras. Focada nesse problema, em 2013, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) criou uma política para estimular a inovação, tornando mais flexíveis as garantias necessárias para operações de financiamento de empresas inovadoras: o Programa BRDE Inova. Este artigo tem como objetivo analisar as garantias utilizadas nas operações do banco desde o início do programa.

Método de Design/Pesquisa – Na primeira etapa da pesquisa, os autores identificaram as garantias utilizadas em cada um dos contratos assinados, por meio de uma pesquisa documental. Em seguida, entrevistas semiestruturadas revelaram as percepções dos agentes envolvidos no ecossistema de inovação do estado de Santa Catarina, em relação a aspectos relacionados às garantias. Especificamente, os autores investigaram os seguintes elementos: pontos fortes e limitações dos programas em relação ao acesso ao crédito para inovação; adequação dos mecanismos de garantia existentes. Para fortalecer as conclusões, eles utilizaram a coleta de dados triangulada em diferentes etapas.

Resultados – Os resultados mostraram que, por um lado, a iniciativa ajudou o BRDE a se consolidar como o principal agente de financiamento da inovação nas MPMEs; por outro lado, a necessidade de garantias tradicionais ainda desempenha um papel significativo para as MPMEs inovadoras acessarem crédito.

Referência

SCHMIDT, R. C. ; HOFFMANN, M.G. . GUARANTEES USED IN REFUNDABLE FINANCING OF INNOVATION IN MSMEs: THE BRDE INOVA PROGRAM. Innovation & Management Review – IMR, v. 16, p. 253-268, 2019. < Acesse agora > 

Resumo informado pelos autores

Este trabalho objetiva analisar a convergência entre a evolução dos investimentos federais em C,T&I no Brasil a partir de 2002 e a agenda da indústria de Santa Catarina para o setor de TIC até 2022. Como objeto de estudo, foram tomados os dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do Plano de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC), especificamente no setor de TIC´s. A abordagem empregada na análise combinou práticas da informetria e da engenharia do conhecimento. O estudo evidenciou um descompasso entre as agendas federal e estadual. Apenas uma parcela das demandas do estado foram contempladas nos projetos financiados no período. Nota-se, assim, a necessidade de amadurecimento da estrutura institucional por meio de mecanismos que
permitam a articulação entre as esferas.

Referência

HOFFMANN, M.G.; SELL, D. ; LEMOS, D. C. . Análise do alinhamento entre os investimentos federais em C, T&I e as prioridades do setor de TIC no Estado de Santa Catarina. In: I. Seminário de Avaliação de Políticas de C, T&I, 2018, Brasília. Anais do I. Seminário de Avaliação de Políticas de C, T&I. Brasília: CNPq / CGEE, 2018. (evento). < Acesse agora >

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Este estudo qualitativo analisa a participação social em cada fase do processo realizado para contratar prestadores de serviços para operar o transporte público no município de Florianópolis (Brasil) e identifica os principais fatores que influenciam a qualidade da participação. Com base em Fung (2006) e Roberts (2004), as dimensões de análise são: (1) seleção dos participantes; (2) comunicação e tomada de decisões; (3) influência e autoridade; e (4) dilemas percebidos no processo de participação. A utilização de várias técnicas de coleta de dados permitiu a triangulação dos dados. Do ponto de vista acadêmico, esta pesquisa contribui para os estudos sobre participação social em contratos públicos e engajamento em cada uma das etapas do processo de contratação. Em termos de implicações práticas, pode orientar gestores quando se trata de incorporar instrumentos participativos em contratos públicos, colaborando para melhorar a governança e os serviços públicos.

Referência

STRUECKER, D. ; HOFFMANN, M.G. . Possibilities to the social participation at public hiring: a case study focused on the public transport concession in Florianópolis/SC/Brazil. In: XXII IRSPM Anuual Conference, 2018, Edimburgo. XXII IRSPM Anuual Conference, 2018. (evento) < Acesse agora >

Resumo informado pelos autores

Ao mesmo tempo em que são amplamente reconhecidos na literatura os benefícios da participação social para a qualificação das ações públicas, falta sistematização dos desafios a ela associados e de opções práticas para sua superação. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo contribuir para a caracterização do estado da arte sobre o tema da participação social relacionada aos serviços públicos. Para tanto, foi analisado um portfólio de 56 artigos resultante de revisão sistemática da literatura com foco na produção científica nacional e internacional de 2005 a 2015. Compõem o trabalho uma análise bibliométrica e a categorização dos resultados obtidos, com foco nos benefícios da participação social, nos principais desafios e nas recomendações para enfrentá-los. A bibliometria indica os principais periódicos, autores e subtemas associados à participação social nos serviços públicos. As conclusões da análise qualitativa sugerem que, além das demais recomendações encontradas na literatura, os próprios benefícios gerados pelo processo participativo podem ser usados como insumo para soluções que mitiguem os desafios associados à participação social. A matriz de síntese resultante da análise, além de sistematizar informacões para caracterizar o estado da arte no campo, pode orientar e
incentivar gestores em iniciativas de implantacão.

Referência 

STRUECKER, D. ; HOFFMANN, M.G. . Participação social nos serviços públicos: caracterização do estado da arte por meio da bibliometria e da revisão sistemática. REGE. REVISTA DE GESTÃO USP, v. 24, p. 371-380, 2017. < Acesse agora > 

Resumo informado pelos autores

O reconhecimento da importância das atividades de inovação para promover a competitividade e o desenvolvimento econômico leva governos em todo o mundo a conceder uma variedade de instrumentos de apoio a essa finalidade. No Brasil, nota-se que os instrumentos existentes não têm sido suficientes para que as atividades de P,D&I assumam a relevância esperada no setor empresarial, constituindo esta uma das lacunas no espectro de esforços do país para promover a inovação. Estudar em profundidade experiências de empresas que têm utilizado estes instrumentos torna-se uma forma de identificar elementos que possam contribuir para seu refinamento e para maior efetividade das políticas públicas. Este trabalho, de natureza qualitativa, tem foco na Subvenção Econômica, um instrumento recente e que carece de estudos específicos. O objetivo da pesquisa foi mapear os projetos aprovados para o setor de TIC na Grande Florianópolis desde o início da vigência do programa e estudar a experiência de empresas contempladas nos diferentes editais. Foram estudadas três empresas cujos projetos aprovados permitiram contemplar na amostra experiências vivenciadas em todos os editais executados pela FINEP. O resultado confirmou o baixo alcance da subvenção no contexto pesquisado. As empresas contempladas consideram pertinente a natureza do instrumento e adequada a forma de acesso por meio de edital. Por outro lado, apontam como fatores críticos: condições que desconsideram peculiaridades associadas ao porte das empresas; periodicidade dos editais e prazo para submissão; características da equipe avaliadora e critérios de avaliação; restrições à comercialização dentre as atividades financiadas; experiência da empresa em gestão de projetos.

Referência

BEZERRA, D. ; HOFFMANN, M.G. . A subvenção econômica como instrumento de fomento à inovação: uma análise sob a perspectiva de empresas de TIC da Grande Florianópolis. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E INOVAÇÃO, v. 5, p. 51-73, 2017. < Acesse agora > 

Resumo informado pelos autores

Este estudo enfoca o campo de inovação no setor público e suas conexões com a evolução dos modelos de administração pública. O objetivo é identificar, caracterizar e classificar as inovações ocorridas no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina entre 2008 e 2012. Caracteriza-se como um estudo de caso descritivo-avaliativo, de abordagem qualitativa. Utilizou-se a pesquisa documental como instrumento de coleta de dados. Como resultado, verificou-se que foram implementadas 38 inovações no período, predominando inovações de processo tecnológico, com destaque para inovações com abrangência interna, focadas na organização e no aprimoramento dos processos internos do TRE-SC. Inovações em serviços e auxiliares vieram em segundo e terceiro planos. Uma análise dos resultados sob a ótica da evolução dos modelos de Administração Pública corrobora achados de estudos internacionais ao indicar que os princípios do Novo Serviço Público e da Nova Governança Pública estão presentes de forma ainda incipiente nas inovações realizadas no TRE-SC no período.

Referência

KLUMB, R. ; HOFFMANN, M.G. . Inovação no setor público e evolução dos modelos de administração pública: o caso do TRE-SC. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 21, p. 84-100, 2016. < Acesse agora >

Resumo informado pelos autores

O artigo tem como objetivo apresentar a produção teórica e teórico-empírica em torno dos fatores organizacionais que afetam a inovação nas organizações. A aproximação ao estado da arte sobre o tema foi realizada a partir de revisão sistemática da literatura e estudo bibliométrico de publicações dos últimos 23 anos. Esse levantamento resultou em um portfólio de artigos que classifica os fatores organizacionais que afetam a inovação em cinco categorias: estratégia, estrutura, recursos, fatores humanos e culturais e processos. O mapeamento da literatura apontou também fatores já consolidados desde a publicação de Van de Ven, Angle e Poole (2000), como a disponibilidade de recursos, a estrutura e os processos que facilitam a inovação, com ênfase à gestão do conhecimento, resolução de conflitos, disponibilidade de tempo para dedicação à inovação e aos graus de formalização, padronização e centralização que caracterizam a estrutura organizacional.

Referência

HOFFMANN, M.G.; FERNANDES, R. F. ; FEUERSCHUTTE, S. G. ; LEMOS, D. C.. FATORES CONDICIONANTES À INOVAÇÃO: O USO DA REVISÃO SISTEMÁTICA NA SISTEMATIZAÇÃO DO ESTADO DA ARTE. Pretexto (Belo Horizonte. Online), v. 17, p. 11, 2016. < Acesse agora > 

Resumo informado pelos autores

Este trabalho objetivou caracterizar o estado da arte na produção acadêmica que articula os temas inovação e cultura organizacional sob um enfoque prescritivo, ou seja, as abordagens ou propostas voltadas ao gerenciamento da cultura com vistas à inovação. Além disso, ressalta-se que este trabalho segue uma abordagem qualitativa e que os resultados aqui apresentados fazem parte da etapa de pré-campo de um projeto de pesquisa chamado – Núcleo de Apoio a Gestão da Inovação. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática com bibliometria, com o propósito de investigar estudos que empregaram modelos/instrumentos de pesquisa predominantes na literatura, no sentido de confirmar as suas contribuições. Os resultados permitiram a elaboração de um portfólio de 22 artigos, dos quais sete tratavam do Competing Values Framework (CVF), de Cameron e Quinn (1999, 2006, 2011).

Referência

FERNANDES, R. F. ; LEMOS, D. C. ; HOFFMANN, M.G. ; FEUERSCHUTTE, S. G. . O estado da arte na articulação entre os temas cultura organizacional e inovação. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 9, p. 54-68, 2015. < Acesse agora >

Resumo informado pelos autores

A abordagem do Novo Serviço Público e, mais recentemente, da Nova Governança Pública, chamam a atenção para a importância da efetividade dos serviços públicos, enfatizando o foco no cidadão e a coprodução do bem público como meios para o seu alcance. Entretanto, a proposição de serviços públicos efetivos tem sido um desafio para diversas organizações e esferas de governo. O contexto estudado, em Florianópolis, é o projeto Vida no Trânsito, vinculado ao Road Safety in 10 Countries Project, realizado por um consórcio internacional de parceiros. O estudo caracterizou-se como Pesquisa-Ação. Utilizou-se, na coleta de dados, o levantamento documental, a observação participante e o diário de pesquisa-ação. O resultado é a proposição de uma metodologia que visa apoiar o processo de design e implementação de serviços públicos municipais mais efetivos, a partir do intenso envolvimento dos stakeholders. Validada em campo e detalhadamente descrita no artigo, a metodologia é composta por seis etapas: Delimitação e Compreensão do Problema; Prospecção, Geração e Filtro de Soluções; Elaboração do Protótipo; Concepção e Implementação do Projeto; Monitoramento e Avaliação; Redesign. Além do impacto gerado nos resultados locais do projeto, espera-se que ela possa ser adotada em outras secretarias da prefeitura de Florianópolis e nos demais municípios participantes do Projeto Vida no Trânsito. Além disso, o trabalho procura contribuir para o avanço teórico do ainda carente campo, que alia fundamentos do Novo Serviço Público, do Design de Serviços e do Gerenciamento de Projetos

Referência

SANTOS, G. F. Z. ; HOFFMANN, M.G. . Em busca da efetividade na administração pública: proposição de uma metodologia para design e implementação de serviços públicos no município de Florianópolis. Navus Revista de Gestão e Tecnologia, v. 6, p. 88-105, 2015. < Acesse agora >

Resumo informado pelos autores

O objetivo deste estudo foi propor, a partir da análise do processo de inovação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) e da identificação de barreiras e fatores facilitadores associados a esse percurso, uma metodologia voltada à sistematização do processo de inovação dessa organização pública. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso descritivo-avaliativo, de abordagem qualitativa. Adotaram-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. A partir das análises, verificou-se que o processo de inovação da organização necessita de aprimoramentos em relação a determinados aspectos e que, por outro lado, a organização também apresenta fatores indutores a este. Como resultado, propôs-se a modelagem do processo de inovação em cinco etapas: iniciação, desenvolvimento, implementação, avaliação e ajustes/disseminação. A modelagem contempla elementos de entrada e saída que se retroalimentam para promover, como resultado final esperado, o desenvolvimento sistemático da capacidade de inovação no TRE/SC. O estudo contribui com o corpo de conhecimento sobre inovação no setor público e, embora a proposição tenha sido concebida com base num caso específico, pode nortear iniciativas e gerar desdobramentos em outros Tribunais Regionais Eleitorais e organizações públicas em geral.

Referência

KLUMB, R. ; HOFFMANN, M.G. . Proposição de Metodologia para Sistematização do Processo de Inovação do TRE/SC. Tecnologias de Administração e Contabilidade, v. 4, p. 92, 2014. < Acesse agora > 

 

Resumo informado pelos autores

Referência

Que tal adentrar um pouco mais neste tema e explorar o mundo da Inovação no Setor Público?

Uma curadoria extra voltada para te estimular a explorar diferentes fontes de conhecimento que temos em nosso campo. São sugestões de links, livros, e-books, artigos, eventos e laboratórios de inovação para você conhecer.

Artigos

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Este artigo tem três objetivos. O primeiro é mostrar que enquanto a coprodução estava originalmente ligada à produção de serviços, a cocriação tem aplicações mais amplas no campo da governança pública e envolve uma gama mais ampla de atores e atividades. O segundo objetivo é demonstrar como o conceito de cocriação constrói e amplia o conceito de governança colaborativa, adicionando assim novas dimensões a uma literatura já bem estabelecida. O objetivo final é mostrar como uma virada estratégica para a cocriação introduz um novo tipo de ‘governança generativa’ destinada a resolver problemas complexos através da construção de plataformas que permitem a formação de arenas para cocriação que reúnem uma infinidade de atores públicos e privados , incluindo os cidadãos, em processos criativos de resolução de problemas. Os três objetivos são alcançados por meio de análises teóricas prospectivas destinadas a fornecer uma base conceitual para a análise de desenvolvimentos sociais de ponta que ainda não são comuns.

Referência

ANSELL, Christopher; TORFING, Jacob. Co-creation: the new kid on the block in public governança. Policy & Politics, v. 42, n. 2, pgs 211–230, 2021.

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

O objetivo deste artigo é mapear o processo de abertura de uma rede de inovação no contexto do setor agroflorestal brasileiro. Metodologia – Estudo de caso qualitativo da rede de inovação aberta Embrapa Florestas (17 entrevistas semiestruturadas, observação e dados documentais). Análise de rede social (SNA) da rede de inovação aberta a partir de dados primários disponíveis no sistema da Embrapa Florestas. Resultados – Foram identificados três principais gatilhos para o processo de abertura da rede de inovação da Embrapa Florestas. O processo começa com uma rede de inovação com características de rede fechada. A abertura da rede de inovação é motivada por uma reestruturação em sua fonte de captação de recursos (gatilho 1), pela mudança na orientação estratégica em direção à internacionalização de suas atividades de rede (gatilho 2) e pela abertura da caixa-preta de sua inovação com maior proximidade com o setor produtivo e universidades parceiras (gatilho 3). Comparando as redes pré-abertura e pós-abertura (rede de inovação aberta), os dados sociométricos permitem verificar que a abertura da rede de inovação apresenta melhores índices de densidade, agrupamento e centralidade para toda a rede e especificamente para a Embrapa Florestas. Originalidade/Valor – Este é um dos primeiros estudos que visa investigar a transição de uma rede de inovação fechada para uma rede de inovação aberta por um instituto público de pesquisa. Também pode ser considerado inovador porque apresenta relevância prática e gerencial – além de contribuições para formuladores de políticas públicas – o que permite melhorias no desenvolvimento de inovação e tecnologia nos setores estratégicos do país.

Referência

VIEIRA, Filipe Carvalho; BONFIM, Leandro R.C.; CRUZ, Aline Cristina da. The process of opening innovation networks: open innovation at embrapa florestas. Innovation & Management Review, [S.L.], v. 19, n. 2, p. 123-139, 13 jul. 2021. Emerald. < Acessar agora >

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Este artigo defende o conceito de ‘ecossistema de serviços públicos’ como um framework organizacional por meio do qual se pode apreciar as interações e a integração dos níveis institucional, de serviço e individual na prestação de serviços públicos. Ele oferece uma heurística (‘Apreciar-Engajar-Facilitar’) por meio da qual se pode compreender e apoiar o papel dos gestores públicos na criação de valor em todos os níveis desses ecossistemas.

Referência

OSBORNE, Stephen P.; POWELL, Madeline; CUI, Tie; STROKOSCH, Kirsty. New development: ⠸appreciate⠳engage⠳facilitate⠹⠴the role of public managers in value creation in public service ecosystems. Public Money & Management, [S.L.], v. 41, n. 8, p. 668-671, 12 maio 2021. Informa UK Limited. < Acessar agora >

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Acredita-se que a governança colaborativa leve a soluções mais inovadoras para problemas complexos nos serviços públicos. Este artigo analisa se essa hipótese se aplica em caso na Holanda. Primeiramente, desenvolvemos um argumento teórico que integra teorias de governança colaborativa com teorias de inovação, distinguindo entre uma ampla e uma pequena opção de inovação em relação à estrutura, processo e produto / resultado da governança colaborativa. Nossos resultados mostram que, apesar de uma variedade de parcerias e ambições em todas as regiões, soluções novas e ousadas para problemas complexos são escassas. Em particular, a inovação ampla, que cria valor público além das estruturas políticas e serviços existentes, é limitada na prática.

Referência 

GESTELL, Nicolette van; GROTENBREG, Sanne. Collaborative governance and innovation in public services setting. Policy & Politics, v. 49, n. 2, pp 249-265, 2021.

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Este artigo explora se a cocriação oferece um caminho viável para o setor público. Após um relato inicial da transformação do setor público de uma autoridade legal e um provedor de serviços para uma arena de cocriação, ele define a cocriação e fornece alguns exemplos empíricos. Isso é seguido por uma discussão sobre os riscos e benefícios da cocriação, bem como os motivadores e barreiras que podem estimular ou dificultar sua expansão. O artigo também reflete sobre como o design institucional, a liderança pública e a mudança sistêmica podem promover a cocriação. A conclusão resume as descobertas estabelecendo algumas proposições pesquisáveis.

Referência

TORFING, Jacob; SORENSEN, Eva; ROISELAND, Asborn. Transforming the public sector into an arena for co-creation: barriers, drivers and ways forward. Administration and Society, v. 51, n. 5, p. 795-825, 2019.

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Este artigo explora como os gestores públicos podem usar insights sobre inovação do setor público e governança de valor público para fazer mais do que um progresso incremental na solução das necessidades mais urgentes da sociedade. Depois de delinear as características da inovação pública, ele considera algumas barreiras tradicionais para alcançá-la. Em seguida, considera a utilidade da estrutura de valor público para os gerentes que buscam projetar soluções inovadoras para problemas complexos e examina o tipo de liderança que provavelmente promoverá a inovação colaborativa e o valor público. Ele termina oferecendo alavancas para alcançar a inovação através da adoção de lógicas de design e práticas associadas a uma governança experimentalista inclusiva.

Referência

CROSBY, Barbara C.; HART, Paul´t; TORFING, Jacob. Public value creation through collaborative innovation. Public Management Review, v.19, n. 5, p. 655-669, 2017. 

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Este artigo é uma primeira tentativa abrangente de mapear e analisar globalmente os laboratórios de inovação (i-labs) no setor público. O artigo analisa as razões teóricas pelas quais os i-labs são criados no setor público e testa essas suposições na prática. Durante o estudo empírico, trinta e cinco dessas organizações em todo o mundo foram identificadas. A pesquisa é baseada em uma abordagem de duas etapas: primeiro, uma pesquisa abrangente foi realizada, seguida por uma extensa entrevista em profundidade com os gerentes de i-labs; onze i-labs responderam. O artigo encontra suporte para os pressupostos de complexidade externa, desafios tecnológicos, emulação e legitimação como razões por trás da criação de i-labs.

Referência

TÕNURIST, Piret; KATTEL, Rainer; LEMBER, Veiko. Innovation labs in the public sector: what they are and what they do? Public Management Review, v. 19, n. 10, p. 1455–1479, 2017.

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Este artigo reúne pesquisas acadêmicas empíricas sobre inovação no setor público. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, investigamos 181 artigos e livros sobre inovação no setor público, publicados entre 1990 e 2014. Esses estudos são analisados com base nos seguintes temas: (1) as definições de inovação, (2) tipos de inovação, (3) objetivos da inovação, (4) antecedentes da inovação e (5) resultados da inovação. Com base nessa análise, desenvolvemos uma estrutura com base empírica de antecedentes e efeitos potencialmente importantes da inovação no setor público. Apresentamos três sugestões de pesquisas futuras: (1) mais variedade de métodos: passar de um domínio qualitativo para o uso de outros métodos, como pesquisas, experimentos e abordagens multi-métodos; (2) enfatizar o desenvolvimento e teste de teoria, já que os estudos geralmente são pobres em teoria; e (3) conduzir mais estudos transnacionais e intersetoriais, vinculando, por exemplo, diferentes governança e tradições estaduais ao desenvolvimento e aos efeitos da inovação do setor público.

Referência

DE VRIES, Hanna; BEKKERS, Victor; TUMMERS, Lars. Innovation in the public sector: a systematic review and future research agenda. Public Administration, v. 94, n. 1, p. 146-166, 2016.

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Três abordagens para a inovação no setor público no período pós-guerra são identificadas e analisadas por suas implicações para os formuladores de políticas, gestores e cidadãos. Várias relações são identificadas entre inovação e melhoria nos serviços públicos. O viés tradicional da literatura de que a inovação é necessariamente funcional é minado. Lições importantes para políticas, práticas e pesquisa incluem a necessidade de desenvolver uma compreensão da inovação que não dependa demais da literatura sobre manufatura do setor privado, mas reflita os contextos e objetivos distintos do setor público.

Referência

HARTLEY, Jean. Innovation in Governance and Public Services: Past and Present. Public Money and Management, v. 25, n. 1, p. 27-34, 2005.

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

A inovação colaborativa tem sido cada vez mais adotada pelo setor público para tratar de questões complexas e melhorar sua eficiência. Apesar dos avanços na literatura sobre o assunto, estudos recentes ainda indicam a necessidade de investigar como a governança pública poderia ser organizada para apoiar processos colaborativos de inovação. Por meio de uma revisão sistemática de 36 estudos empíricos, este artigo tem como objetivo contribuir para colmatar essa lacuna, identificando as características que devem constituir a governança para apoiar o processo de inovação colaborativa no setor público. Os resultados mostram que o estabelecimento de relações de confiança, apoiadas em ferramentas tecnológicas e promovidas por líderes comprometidos com objetivos bem estabelecidos, é uma característica da governança que influencia positivamente os processos de inovação colaborativa. No entanto, ainda há a necessidade de desenvolver mais estudos que indiquem as características de governança que podem contribuir para a implementação da inovação e não apenas para seus processos de criação.

Referência

LOPES, André Vaz; FARIAS, Josivânia Silva. How can governance support collaborative innovation in the public sector? A systematic review of the literature. International Review of Administrative Sciences, p. 1-17, 2020.

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Este artigo examina o uso de três métodos de design de serviço na exploração de sistemas complexos de serviço público. Os métodos usados foram a técnica da persona, técnicas de mapeamento em workshops de design colaborativo e observações complementadas por discussões em grupo. Em sua aplicação a um serviço universitário, verificou-se que, por meio de sua abordagem centrada no usuário e colaborativa, os métodos de design de serviço auxiliam na análise das experiências do usuário, incluindo incidentes críticos, dentro do sistema de serviço. Também foi identificado que a coprodução de usuários formava o núcleo do sistema de serviços e seus processos, o que evidencia a necessidade de envolver ativamente os usuários em projetos de design de serviço público.

Referência

TRISCHLER, Jakob. SCOTT, Donald Robert. Designing public services. The usefullness os three service design methods for identifying user experience. Public Management Review, v. 18, n. 5, p. 718-739, 2016.

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Apesar do crescente interesse em compreender as atividades inovativas, uma limitação importante da literatura atual sobre inovação – tanto pública quanto privada – é a suposição de que a atividade inovadora é um fenômeno homogêneo. No entanto, a maioria das atividades inovadoras são de natureza heterogênea. Uma forma de caracterizar a heterogeneidade da inovação é a complexidade das inovações. Usando dados de organizações públicas, este artigo é um dos primeiros estudos a desenvolver uma estrutura e fornecer um teste empírico das principais influências na complexidade da inovação no contexto do setor público. A evidência empírica sugere que o comportamento inovador e a cooperação dos funcionários, juntamente com a colaboração com fontes externas importantes e a capacidade de trabalhar em um ambiente complexo, estão positivamente associados a inovações complexas no setor público, sugerindo que as influências nas inovações complexas abrangem o indivíduo , grupo de trabalho e níveis de ambiente externo. No entanto, a qualidade da liderança de uma organização e o clima de inovação não têm nenhum efeito estatístico nas inovações complexas.

Referência

Demircioglu, Mehmet Akif; Audretsch, David B. Conditions for complex innovations: evidence from public organizations. The Journal of Technology Transfer,oct, 2018.

Resumo informado pelos autores (tradução livre)

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de 122 artigos e livros (1987-2013) de cocriação/coprodução com cidadãos na inovação pública. Ele analisa (a) os objetivos da cocriação e coprodução, (b) seus fatores influentes e (c) os resultados dos processos de cocriação e coprodução. Mostra que a maioria dos estudos enfoca a identificação de fatores influentes, enquanto quase nenhuma atenção é dada aos resultados. Estudos futuros podem se concentrar nos resultados dos processos de cocriação/coprodução. Além disso, mais estudos quantitativos são bem-vindos, dado o domínio qualitativo e de estudo de caso na área. Concluímos com uma agenda de pesquisa para enfrentar lacunas metodológicas, teóricas e empíricas.

Referência

VOORBERG, W, H.; BEKKERS, V. J. J. M.; TUMMERS, L. G. A Systematic Review of Co-Creation and Co-Production: Embarking on the social innovation journey. Public Management Review, v. 17, n. 9, p. 1333–1357, 2015.

Livros e E-books

Resumo

Entre abril de 2018 e junho de 2019, o Observatório de Inovação no Setor Público (OPSI) da Diretoria de Governança Pública da OCDE realizou estudo sobre o ecossistema de inovação governamental brasileiro. O resultado foi um relatório chamado: “O sistema de inovação do serviço público do Brasil: uma exploração de sua jornada passada, presente e futura”. Como o nome indica, a análise recapitulou nosso percurso de inovação em governo até ali, capturou a fotografia do momento e indicou por onde, ou como, o país poderia caminhar para alavancar todo o potencial que a criatividade – uma característica tão típica da cultura nacional – poderia trazer ao Estado.

Referência

RIZARDI, Bruno Martins et al (org.). Caminhos da Inovação no Setor Público. Brasília: Enap, 2022. 392 p

Resumo (tradução livre)

Os governos em todo o mundo têm enfrentado desafios severos nos últimos anos. O mundo teve pouco tempo para se recuperar do impacto da pandemia de COVID-19 antes que a invasão em larga escala da Ucrânia pela Federação Russa causasse uma série de choques na economia global. O efeito cumulativo desses eventos tem sido a destruição de vidas e meios de subsistência, além do crescimento de crises humanitárias, econômicas e de governança. Milhões de pessoas foram deslocadas, os mercados de energia e alimentos foram gravemente afetados, a inflação continua a aumentar, e o crescimento econômico está desacelerando (OCDE, 2022). Os governos devem lidar com e responder a essas ameaças emergentes enquanto já enfrentam questões como as mudanças climáticas, a interrupção digital. Os desafios que enfrentam para garantir resultados positivos para sua população parecem estar aumentando.

No entanto, apesar dos desafios acumulados, os governos demonstraram, em muitos casos, capacidades de resiliência, incluindo adaptação e inovação. Mais especificamente em relação ao foco deste trabalho, os governos conseguiram demonstrar que estão abertos a mudanças na forma como projetam políticas, prestam serviços e gerenciam os negócios governamentais. Se algo, as crises recentes e em curso catalisaram a inovação no setor público e reafirmaram o papel crítico do Estado. Embora o tom geral possa ser pessimista, a inovação no setor público tem proporcionado pontos brilhantes e motivos para esperança.

A busca por esses pontos brilhantes e oportunidades para a mudança é a força motriz por trás deste relatório e da pesquisa que o sustenta. Como parte do Programa de Governança MENA-OCDE, o Observatório de Inovação no Setor Público da OCDE (OPSI) e o Centro Mohammed Bin Rashid para Inovação no Governo dos Emirados Árabes Unidos (MBRCGI) colaboram desde 2016 para explorar como os governos estão trabalhando para compreender, testar e incorporar novas maneiras de fazer as coisas. Esses esforços resultaram em 12 relatórios sobre Tendências Globais em Inovação no Governo, incluindo este, bem como um esforço aprofundado para alcançar a Inovação no Governo Transfronteiriça a fim de enfrentar desafios globais.

Para avaliar a inovação no setor público este ano, o OPSI e o MBRCGI identificaram e analisaram 1.084 iniciativas inovadoras de 94 países ao redor do mundo.

Referência

 

OPSI/OCDE. Global Trends in Government Innovation 2023. Paris: Ocde, 2023 < Acessar agora> 

Resumo disponível no site da Amazon (tradução livre)

O aumento e a mudança das expectativas dos cidadãos, as terríveis restrições fiscais, as aspirações políticas não realizadas, as ambições profissionais elevadas e um número crescente de problemas sociais teimosos geraram uma demanda crescente por inovação nas políticas e serviços públicos. Com base nas pesquisas mais recentes, este livro examina como os sistemas atuais de governança pública podem ser transformados para aprimorar a inovação pública. Ele examina a necessidade de novos papéis e reformas do setor público e analisa como a transição gradual para uma Nova Governança Pública pode estimular a exploração de novas e ousadas ideias no setor público. Ele argumenta que a chave para a inovação pública está em combinar e equilibrar elementos da Administração Pública Clássica, Nova Gestão Pública e Nova Governança Pública, e teoriza como ela pode ser aprimorada pela colaboração de vários atores para o benefício de funcionários públicos, partes interessadas privadas, cidadãos e a sociedade em geral.

Referência

TORFING, Jacob; TRIANTAFILLOU, Peter. Enhancing Public Innovation by Transforming Public Governance? New York: Cambridge University Press, 2016. 

Resumo disponível no site da Amazon (tradução livre)

A inovação é uma questão central para os serviços públicos e um elemento-chave da reforma dos serviços públicos, particularmente nesta era de austeridade, em que os formuladores de políticas insistem na necessidade de inovar para fazer mais com menos. Este manual abrangente e acessível explora o potencial para a criação de serviços públicos eficientes e eficazes. Liderando pesquisadores de todo o mundo revisam o estado da arte na pesquisa sobre inovação em serviços públicos, fornecendo uma visão geral das principais questões de uma perspectiva multidisciplinar. Os tópicos explorados incluem: contexto para inovação nos serviços públicos e reforma do serviço público; desafios de mudança gerencial; TIC e governo eletrônico; e colaboração e redes. A teoria é sustentada por sete estudos de caso abrangentes de inovação na prática. Levando o campo adiante e fornecendo uma base para pesquisas futuras, este manual altamente único e original provará ser uma leitura essencial para acadêmicos, pesquisadores, estudantes, legisladores e profissionais em todo o campos da inovação, políticas públicas, políticas sociais e gestão pública.

Referência

OSBORNE, Stephen P.; BROWN, Louise. Handbook of innovation in public services. Cheltenham: Edward Elgar, 2013.

Resumo

Esta coletânea – Inovação e Políticas Públicas: superando o mito da ideia – visa dar continuidade aos esforços colaborativos de construção de conhecimento empírico sobre a cultura e a capacidade de inovação no setor público. Para tanto, reúne trabalhos que apresentam inovações com foco na implementação de abordagens e métodos que instrumentalizam e auxiliam processos de mudanças em práticas e serviços públicos, não se limitando à fase de ideação – ou seja, a ênfase recai sobre os casos de inovação em gestão e políticas públicas com resultados comprovados.

Fonte: RC IPEA.

Referência

CAVALCANTE, Pedro. Inovação e políticas públicas: superando o mito da ideia. Brasília: IPEA, 2019.

Resumo

O livro consiste em uma inédita coletânea de capítulos sobre inovação no setor público e é fruto de um esforço conjunto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. Diversos pesquisadores e servidores públicos de instituições que fazem parte da Rede InovaGov, como também colaboradores internacionais referências no campo, contribuíram com o conteúdo da publicação.

A obra inclui capítulos com abordagens e estratégias metodológicas variadas que contribuem para sistematizar o conhecimento acerca da teoria, das tendências atuais e de casos de inovação de sucesso no governo federal brasileiro.

Fonte: ANESP.

Referência

CAVALCANTE, Pedro; CAMÕES, MarIzaura; CUNHA, Bruno; SEVERO, Wilber. Inovação no setor público. Teoria, tendências e casos no Brasil. Brasília: ENAP; IPEA, 2017.

Resumo

Esta publicação apresenta os resultados da pesquisa exploratória Laboratórios de Inovação no Setor Público: mapeamento e diagnóstico de experiências nacionais. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Cátedras Brasil Inovação, referente ao edital nº nº 5/2018, organizado pelo Laboratório de Inovação em Governo – GNova da Escola Nacional de Administração Pública – Enap. O objeto empírico desta pesquisa são os laboratórios de inovação no setor público (Lisp) brasileiro, considerando o intenso crescimento nos últimos anos e que acompanha uma tendência internacional. O objetivo principal é o de analisar a atuação dos Lisp brasileiros e identificar seus principais resultados.

Fonte: ENAP.

Referência

SANO, Hironobu Laboratórios de inovação no setor público: mapeamento e diagnóstico de experiências nacionais. Brasília: Enap, 2020.

Resumo disponível no site da Amazon (tradução livre)

Embora a inovação tenha sido um tópico importante de pesquisa e interesse acadêmico para o setor privado, ainda é um tema emergente no campo da gestão pública. Embora a gestão pública “orientada para resultados” possa ter vindo para ficar, acadêmicos e profissionais estão agora mudando sua atenção para o processo de gestão e como o setor público pode criar “valor”. Uma das necessidades urgentes abordadas por este livro é uma melhor especificação dos requisitos institucionais e políticos para sustentar uma visão robusta da inovação pública, por meio das dimensões-chave de colaboração, solução criativa de problemas e design. Este livro reúne estudos empíricos retirados da Europa, EUA e os antípodas para mostrar como essas dimensões são características importantes da inovação do setor público em muitas democracias ocidentais com diferentes condições e tradições. Este volume fornece insights para profissionais que estão interessados em desenvolver uma estratégia de inovação para sua cidade, agência ou administração e será uma leitura essencial para acadêmicos, profissionais e estudantes na área de políticas públicas e administração pública.

Referência

ANSELL, Christopher; TORFING, Jacob. Public innovation through collaboration and design. New York: Routledge, 2014.