Práticas Inovadoras no Setor Público Catarinense: Observatório Social de Brusque #podcast

Neste episódio do podcast Inovação no Setor Público conversamos com Samuel Patissi, Consultor de Licitações e Contratos do Observatório Social de Brusque. A entrevista foi conduzida pelo mestrando em Administração pela UDESC/ESAG, Diego Cabalheiro, com a participação da Doutoranda em Administração pela UDESC/ESAG, Bruna Hamerski. O episódio tem como objetivo apresentar o Programa de Monitoramento de Contratos e Licitações do Observatório Social de Brusque, que foi a 1a. colocada na Modalidade Gestão de Obras e Serviços Urbanos, Categoria Organizações da Sociedade Civil, da 3a. edição do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina. 

No decorrer do episódio, Samuel fala sobre dois elementos: o contexto de surgimento do Observatório e, mais especificamente, do programa em questão. O Programa de Monitoramento de Contratos e Licitações se propõe a monitorar o destino dos gastos públicos, sugerindo à Administração Pública o melhor uso desses recursos, levando em consideração a realidade local do município, as melhorias possíveis nas contratações de serviços e o balanço entre economicidade e melhor proposta. 

Para Samuel, o “piloto automático” caracteriza o percurso tradicional das compras públicas. É aí que entra o papel do monitoramento das licitações: a necessidade de uma inovação que olhe para cada objeto da compra pública, analise as peculiaridades de cada caso e proponha uma solução real, efetiva e colaborativa para o obstáculo enfrentado. 

Ao promover uma mudança no serviço público, essa inovação revela  impacto social e a possibilidade de diminuição do gasto público. Demonstra, também, o papel que a Sociedade Civil tem nesse processo. Além disso, sugere a possibilidade que o Controle Social tem de promover inovações das compras públicas nas prefeituras, uma vez que, caso a Sociedade Civil esteja apta a cobrar dos governantes a execução mais qualificada de políticas públicas e o melhor uso dos recursos, o Controle Social pode fomentar inovações na execução do serviço. 

A sociedade contemporânea nos mostra, cada vez mais, que problemas complexos exigem soluções inovadoras, e que isso requer capacidade de colaboração. O surgimento do programa analisado é um exemplo claro deste contexto. Para conhecê-lo com mais profundidade, ouça a entrevista. Aperte o play e deixe seus comentários!

Confira agora o podcast:

 Sobre o podcast

O podcast Inovação no Setor Público é uma iniciativa de professores e estudantes da pós-graduação em Administração da UDESC/ESAG que têm como interesse central de seus estudos e pesquisas a busca de alternativas inovadoras para melhorar os serviços e resolver problemas públicos. É mais uma ação desenvolvida no contexto do Blog Inovação no Setor Público, coordenado pela professora Micheline Gaia Hoffmann e pelos doutorandos em Administração Julia Viezzer Baretta e Gabriel Marmentini.

Tem como objetivo explorar esta mídia para levar a gestores públicos conteúdos relacionados ao desafio da inovação, produzidos a partir de entrevistas com pesquisadores e profissionais que vêm desenvolvendo trabalhos científicos e experiências práticas relevantes no tema.

A  segunda temporada temporada é composta por quatro episódios que apresentam práticas vencedoras da 3a. Edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina.

Todos os nossos episódios estarão disponíveis em: https://anchor.fm/inovacao-no-setor-publico

Fonte da imagem: Correio Lavrado

Autores

Diego Cabalheiro

Mestrando | Programa de Pós-graduação em Administração (ESAG/UDESC). Bacharel em Relações Internacionais e Gestor de Organização da Sociedade Civil (Instituto Araxá). Acessar Lattes.

 

Bruna Hamerski

Bruna é graduada em Administração pela UFRGS, com Mestrado em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, pela PUC-RS e estudante de Doutorado em Administração na UDESC. Suas pesquisas têm tido como foco o Controle Social das Políticas Públicas, mais especificamente, a participação cidadã.  Acessar Lattes.

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