Práticas Inovadoras no Setor Público Catarinense: Listas de Transparência no SUS #podcast

Neste episódio do podcast Inovação no Setor Público falamos sobre uma prática premiada em 2o lugar na categoria Ministério Público do Prêmio Innovare de 2019 e, mais recentemente, em 1o lugar na Categoria Estadual da Modalidade Gestão da Saúde Pública, na 3ª edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina. Trata-se da prática Transparência nas Listas de Espera do SUS (MPSC).

Entrevistamos o Dr. Douglas Roberto Martins, promotor de justiça do MPSC, coordenador do Centro de Apoio aos Direitos Humanos e Terceiro Setor, e com o Sr. Clemilson de Souza, funcionário efetivo do município de Biguaçu, ex-secretário adjunto e ex-diretor do setor de regulação.

Iniciado em 2015, o projeto “Transparência nas listas de espera do SUS” visa fomentar a cultura de transparência na administração pública e garantir aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o direito à informação sobre sua posição nas listas de espera por serviços de saúde. 

Antes da prática, pouquíssimos municípios possuíam centrais de regulação das filas ambulatoriais. Nenhum município, nem o próprio Estado, fazia regulação de suas filas hospitalares e não havia transparência com relação às filas, o que impactava diretamente nas promotorias de justiça, pois os cidadãos acabavam procurando a justiça para resolver seus problemas relativos à demora de atendimento.

Com o projeto, o cidadão pôde ter uma participação mais ativa no acompanhamento e cobrança da priorização de seus atendimentos. Segundo o MPSC, “a demanda por serviços de saúde no Estado de Santa Catarina foi efetivamente identificada, possibilitando aos gestores ter dados concretos e estruturados para organizar a oferta desses serviços aos catarinenses”.

Confira agora o podcast:

 Sobre o podcast

O podcast Inovação no Setor Público é uma iniciativa de professores e estudantes da pós-graduação em Administração da UDESC/ESAG que têm como interesse central de seus estudos e pesquisas a busca de alternativas inovadoras para melhorar os serviços e resolver problemas públicos. É mais uma ação desenvolvida no contexto do Blog Inovação no Setor Público, coordenado pela professora Micheline Gaia Hoffmann e pelos doutorandos em Administração Julia Viezzer Baretta e Gabriel Marmentini.

Tem como objetivo explorar esta mídia para levar a gestores públicos conteúdos relacionados ao desafio da inovação, produzidos a partir de entrevistas com pesquisadores e profissionais que vêm desenvolvendo trabalhos científicos e experiências práticas relevantes no tema.

A  segunda temporada temporada é composta por quatro episódios que apresentam práticas vencedoras da 3a. Edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina.

Todos os nossos episódios estarão disponíveis em: https://anchor.fm/inovacao-no-setor-publico

Fontes: MPSC; Portal Medicina SA ; Portal O Doutor Atende ; Portal lista de espera do SUS;

 

Autores

Carlos Eduardo de Lima
Mestrando no Mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação pelas Faculdades Estácio de Sá, 2007. Graduado em Sistemas de Informação pelas Faculdades Barddal, 2004. Possui experiência como analista de redes, de sistemas, de processos e gestão de projetos na área de tecnologia da informação. Funcionário de carreira da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) desde 2009 onde atuou como analista no Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM) e no Departamento Estadual de Planejamento (DEPLAN), atualmente está cedido para a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina (DCSC) desde 2018 onde exerce a função de gerente estadual na Gerência de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica. Acessar Lattes.

 

Caroline Mara Maier
Mestranda no Mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina .Pós-Graduada em Gestão de Programas Sociais pela Estácio de Sá (2019). Cursou  Gestão de Projetos Sociais – PMD Pro1 (Project Management for Development) e PgMD (Program Management for Development) pela INK Inspirar (2019). Graduada em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (2015). Atualmente, trabalha no Escritório de Projetos de Santa Catarina, especificamente no NUPROJ da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável. É também, colaborada do Grupo Alicerce, empresa focada em Educação Corporativa, Escolar e Social.  Acessar Lattes.

Rafael Kadletz
Mestrando no Mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2003 e em Administração da Segurança Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina, 2017. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2002 e em Segurança Pública pela Universidade do Vale do Itajaí, 2007. Atualmente é Coordenador-Geral do Fundo Estadual de Segurança Pública.  Acessar Lattes.  

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