Práticas Inovadoras no Setor Público Catarinense: Educação na Palma da Mão #podcast

Neste episódio do podcast Inovação no Setor Público: práticas premiadas em Santa Catarina, temos a oportunidade de conhecer uma prática que tem revolucionado os processos de gestão da Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina (SED/SC), o projeto Educação na Palma da Mão.

A iniciativa tornou-se referência em todo o país. Em 2021, foi a vencedora geral da 3a. Edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina. Representa uma inovação em relação à utilização de dados para auxiliar no processo de decisão por parte dos gestores na rede estadual de educação de Santa Catarina. 

A solução implementada pela SED utiliza a tecnologia do Power BI, da Microsoft, para criar diversos painéis com informações sensíveis sobre a rede pública de educação em Santa Catarina. Com isso, o acesso aos dados sobre a educação catarinense é mais dinâmico, detalhado e transparente. Na prática, pode ser feito pelo celular, a qualquer hora ou local. De porte dessas informações, os gestores da pasta podem tomar decisões mais qualificadas sobre as políticas e ações na área.

O nosso entrevistado deste programa é responsável pelo projeto Educação na Palma da Mão, Marcos Roberto Rosa, atualmente Diretor de Planejamento e Políticas Educacionais na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Marcos é mestre em Métodos e Gestão em Avaliação pela UFSC, com MBA em Gestão Empresarial, especialista em Gestão Universitária, Avaliação e Monitoramento em Educação Superior (Enade, CPC, IGC e UNIEDU) e bacharel em Administração.

A entrevista é conduzida por Luiz Eduardo Schmitt, mestrando da Pós-Graduação Profissional em Administração da Udesc/Esag. Na conversa, Marcos explica como surgiu o projeto e o desenvolvimento da iniciativa. Falta também como a Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), vem aprimorando de forma pioneira, desde 2019, o sistema de inteligência de dados “Educação na Palma da Mão”. 

Além disso, neste episódio, você ficará sabendo como foi a implementação dessa inovação, quais foram os principais desafios, aprendizados e resultados alcançados. Da mesma forma, saberá quais as perspectivas futuras da “Educação na Palma da Mão” para SED e toda rede de educação do estado de Santa Catarina. Está imperdível! 

Confira agora o podcast:

 Sobre o podcast

O podcast Inovação no Setor Público é uma iniciativa de professores e estudantes da pós-graduação em Administração da UDESC/ESAG que têm como interesse central de seus estudos e pesquisas a busca de alternativas inovadoras para melhorar os serviços e resolver problemas públicos. É mais uma ação desenvolvida no contexto do Blog Inovação no Setor Público, coordenado pela professora Micheline Gaia Hoffmann e pelos doutorandos em Administração Julia Viezzer Baretta e Gabriel Marmentini.

Tem como objetivo explorar esta mídia para levar a gestores públicos conteúdos relacionados ao desafio da inovação, produzidos a partir de entrevistas com pesquisadores e profissionais que vêm desenvolvendo trabalhos científicos e experiências práticas relevantes no tema.

A  segunda temporada temporada é composta por quatro episódios que apresentam práticas vencedoras da 3a. Edição do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública de Santa Catarina.

Todos os nossos episódios estarão disponíveis em: https://anchor.fm/inovacao-no-setor-publico

Imagem de capa: adaptado de https://br.freepik.com/

Autores

Fabiana Veni Tobias
Mestranda em Administração Profissional (ESAG/UDESC), Especialista em Gestão da previdência Complementar (Cesusc), Especialista em Direito Tributário (Estácio de Sá) e Aministradora na CGT Eletrosul. Acessar Lattes.


Luiz Eduardo Schmitt 
Administrador e jornalista, mestrando em Aministração profissional (ESAG/UDESC), especialista em gestão de marketing (Unisul) e Administrador na UDESC. Acessar Lattes.


Fabrício da Silva Attanásio
Administrador, professor universitário e consultor.  Mestrando em administração profissional (ESAG/UDESC), MBA em gestão estratégica e liderança (Fundação Dom Cabral), especialização em liderança e gestão universitária (IGLU/OUI),  em gestão pública (IFSC) e gestão de pessoas (UNISUL). Atualmente é coordenador geral do Comitê dos ODS e Tubarão e região da Amurel em SC  Acessar Lattes.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *